12 de abr. de 2012

EM BRASÍLIA ROMERO PEDE AO GOVERNO PERDÃO DAS DÍVIDAS DOS AGRICULTORES.


O deputado federal e engenheiro Romero Rodrigues (PSDB/PB) solicitou do Governo Federal o perdão das dívidas dos agricultores.


Segundo o parlamentar, os débitos de quatro mil produtores paraibanos já foram executados pela Justiça por conta da falta de pagamento ao Banco do Nordeste. Para ele, o governo precisa perdoar as dívidas.


Destacou o engenheiro “se essa tendência continuar, o banco será sem dúvida, num presente muito próximo, o maior latifundiário do Brasil em função exatamente das execuções. Os agricultores não pagam porque infelizmente o juro é alto, a correção monetária é grande e o produtor tem sofrido por secas contínuas”. Cerca de 1,8 milhão de produtores rurais devem R$ 21 bilhões ao Banco do Nordeste.

DEPUTADO PARAIBANO PROPÕE REPASSE DE 10% DO PIB À EDUCAÇÃO.


O Deputado Federal Wilson Filho, autor da Proposta de Emenda à Constituição que confere repasse de 10% do PIB para a Educação, afirmou que qualquer percentual do PIB que seja menor do que o que ele propôs não conseguirá solucionar o problema da defasagem salarial gerada por uma década inteira de pouco investimento na área. Anteontem, o relator da PEC, Angelo Vanhoni, declarou que proporá apenas um repasse de 8% do PIB.

“Há dez anos, planejaram-se 7% do PIB, mas só têm sido gastos 5%; imaginem se contemplarem menos que 10%”, afirmou Wilson Filho, com indignação. Segundo o Deputado paraibano, a percentagem proposta pela PEC de sua autoria permitirá investimentos tanto na estrutura física quanto na intelectual do sistema de ensino brasileiro.

Para Wilson Filho, apenas 8% não serão suficientes para atender a padrões mínimos de qualidade do ensino previstos no próprio Plano Nacional de Educação, com uma demanda crescente que vai do ensino fundamental ao ensino superior. O Relator, Angelo Vanhoni, informou que apresentará seu relatório final sobre o PNE na próxima semana.  

Fonte: PB Agora