3 de mai. de 2012

DEPUTADO RELATA MANIFESTAÇÃO DOS AGRICULTORES NORDESTINOS NO PLENÁRIO DA CÂMARA.


Desde a última segunda-feira (30) que os produtores do município de Patos e região estão acampados em frente à agência do Banco do Nordeste naquela cidade, no intuito de tentar uma negociação das dívidas, para que não percam suas terras de onde tiram o sustento da família.

Sensibilizado com a situação e conhecedor da realidade, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB), na tarde desta quarta-feira (2), discursou na Câmara dos Deputados pedindo sensibilidade dos diretores do Banco do Nordeste para receber os produtores e fazer uma negociação, já que muitas dessas dívidas possuem um valor muito alto, impossibilitando seu pagamento por parte dos pequenos produtores.

CÁSSIO VOLTA A COBRAR AÇÕES EFETIVAS E SENADO IRÁ DEBATER EFEITOS DA SECA.


O Senado Federal vai debater propostas de combate às pragas na agricultura do semiárido, que somada à estiagem, já provocaram a decretação de calamidade pública em mais de 60% dos municípios da Paraíba. “A situação atual é dramática, e mais uma vez faço um alerta para que o Governo Federal acorde e aja, tomando decisões que aliviem o sofrimento dos nossos pequenos produtores rurais”, afirmou o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) autor do requerimento de realização de audiência pública aprovado no início da tarde desta quinta-feira (03), pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR).

De acordo com a justificativa apresentada em seu requerimento, o tema da seca e das pragas remetem à graves problemas que causam prejuízos e danos ao pequeno produtor rural. Segundo cálculos de instituições do Governo Estadual, dos cerca de 160 mil hectares de plantio de palma forrageira na Paraíba, aproximadamente 40% já foram destruídos este ano em decorrência de ataques da praga - com destaque para a cochonilha-do-carmim - sobretudo, nos 21 municípios do Cariri paraibano (cerca de 70% da palma produzida no Estado está concentrada no Cariri e Curimataú).